início do conteúdo

Campus Várzea Grande teve dois projetos aprovados no Programa Teresa de Benguela

Publicado por: Campus Várzea Grande / 31 de Agosto de 2017 às 14:03

O IFMT Várzea Grande teve dois projetos aprovados no Edital nº 63/2017/REITORIA/PROEX do Programa Teresa de Benguela, para seleção de projetos de extensão em atendimento à mulheres em risco ou vulnerabilidade social. São eles: "Mulheres na Construção Civil", da professora Mariane Brandão Campos, e "Geração de Renda, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino: formação social e profissional para catadoras de materiais recicláveis de Várzea Grande", do professor Kléberson Cardoso de Jesus.

Para a Diretora do campus, Sandra Maria de Lima, este edital veio tratar de uma fragilidade da nossa sociedade, que é a condição da mulher, principalmente daquelas mulheres que vivem em condição de vulnerabilidade. Segundo ela, "é até pouco dizer vulnerabilidade, pois nós, mulheres, somos vulneráveis. E quando a gente trata de mulheres que têm uma condição financeira não muito favorável e uma baixa qualificação em termos profissionais e até na questão de formação intelectual, fica muito mais grave".

Assim sendo, estes projetos vêm atender e acolher mulheres maltratadas pela sua condição social, "dando à elas um tratamento do qual fazem jus, além de apresentar o IFMT à essas grandes mulheres", explicou Sandra.

Segundo a professora Mariane Brandão, o projeto Mulheres na Construção Civil busca capacitar mulheres em condição de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho da construção civil, especificamente nas funções de azulejista e pintora de parede, buscando a inserção das mesmas no canteiro de obras como força de trabalho qualificada e produtiva.

Já o professor Kléberson de Jesus disse estar muito feliz por seu projeto ter sido aprovado e espera, com essa formação, "contribuir para o empoderamento das mulheres catadoras para a compreensão da importância da educação formal e do acesso aos conhecimentos tecnológicos para melhoria da qualidade de vida e da ressignificação das suas relações de vida e trabalho".

Sandra agradeceu e parabenizou os professores Kléberson e Mariane, além dos demais servidores envolvidos nos projetos, e deixou claro o apoio pleno e absoluto à eles, além da intenção de que se tornem projetos perenes no campus, em formato de cursos de formação inicial e continuada, até atingir a demanda do mercado.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002

Várzea Grande/MT