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IFMT prorroga a suspensão das atividades presenciais e calendário acadêmico - Veja algumas dúvidas que foram tiradas com o Diretor Substituto do campus Várzea Grande na última sexta-feira

Publicado por: Campus Várzea Grande / 7 de Abril de 2020 às 17:46

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), considerando as medidas de prevenção e combate ao COVID-19, e tendo em vista as ações do Comitê de Medidas Preventivas e Orientações sobre COVID-19 do IFMT, a Portaria nº 356, de 11/03/2020 do Ministério da Saúde; e as orientações expedidas pelo Ministério da Economia na Instrução Normativa nº 19, de 12/03/2020, a Portaria nº 454, de 20/03/2020, expedida pelo Ministério da Saúde declarando em todo território nacional o estado de transmissão comunitária do coronavírus e o Decreto Estadual nº 432, de 31/03/2020, determina: A prorrogação da suspensão das atividades presenciais e do calendário acadêmico, até o dia 30/04/2020 no âmbito de todo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (leia Nota, anexa).

Na última sexta-feira, dia 03 de abril, o Diretor Substituto do IFMT Várzea Grande, João Bosco Beraldo, realizou uma Live em seu perfil do Instagram, para tirar dúvidas dos estudantes sobre as atividades do campus. Veja algumas delas abaixo:

QUANDO VOLTAM AS AULAS
A medida provisória do MEC (do dia 03/04) flexibiliza os 200 dias letivos, mas não a carga horária. Isso significa que pode ser que a gente não tenha que ter aulas aos sábados, mas a carga horária tem que ser mantida, isso quer dizer que essas aulas podem ser repostas por outras plataformas. Quando tem greve, por exemplo, as aulas têm que ser repostas. Eu não tenho uma resposta de quando a gente deve voltar. O IFMT tem um comitê de combate ao coronavírus, eles que resolveram suspender o calendário a 15 dias. Provavelmente vão decidir que andaremos juntos com o estado (o estado suspendeu até o dia 30 de abril). Infelizmente o que a gente tem visto nos noticiários é que a situação tende ficar um pouco mais complicada. A gente vai ter que ter um pouquinho mais de paciência, não é possível prever quando voltará. A suspensão das aulas, pelas orientações dos órgãos de saúde, a gente deve seguir a risca.

COM RELAÇÃO ÀS AULAS ONLINE
Isso é o que está sendo discutido no fórum de ensino da qual faço parte com os chefes de ensino do IFMT. Nós nos reunimos ante-ontem e começamos a estudar um regulamento de atendimento domiciliar. A ideia é extender esse atendimento durante esse período que a gente está vivendo. Começamos a discutir esse regulamento novo, de forma intuitiva, a gente pensa que o atendimento domiciliar vai demandar de tecnologias que necessitam de acesso à internet. No interior, por exemplo, é quase impossível assistir um filme no youtube. Então, fica inviável. A QUALIDADE DA INTERNET É BEM DIFERENTE DA CAPITAL: a dificuldade da gente usar ferramentas como o classroom é não poder garantir que todos os alunos possam participar desse tipo de aula. Já apuramos e tabelamos todas as turmas (líder, více-líder, quantos têm acesso à internet, etc) e existem algumas turmas que tem até 3 alunos que não têm acesso à internet. A gente tem que pensar de uma forma a tentar garantir de que todos tenham condições de participar, não é uma situação fácil. Eu sei que vocês estão muito ansiosos pela volta. Os professores já estão pensando no melhor formato para repor essas aulas. Mas o calendário acadêmico está suspenso nos IFs, em todos os campi, pra gente voltar a ter aula aqui, é preciso que essa suspensão seja interrompida. Eu não posso garantir aqui que a carga horária que tenhamos (caso fôssemos dar alguma aula online) seja válida. Só pra exemplificar, pra ajudar nas discussões, andei consultando o pessoal da UFMT e a ideia inicial era seguir com uma ou duas disciplinas por curso à distância, mas aí eles esbarraram no mesmo problema que a gente: nem todos os alunos têm acesso à internet, nem todos os professsores tem familiaridade com as tecnologias, será que ele vai se sentir à vontade de preparar uma aula, um conteúdo? Essa situação pegou o mundo de forma desprevinida. Todos estão despreparados pra enfrentar esse problema. Essa semana os professores começaram uma capacitação online sobre o uso de plataformas de aulas online para saberem o que pode ser desenvolvido quando o calendário retornar. Não temos estrutura de TI. Temos 6.500 disciplinas ativas nos IFs nos primeiros semestres. Seriam 6.500 materiais sendo carregados nos servidores (de TI), que já está sobrecarregado. Invibilizaria o site, o sistema de processos internos, o sistema acadêmico, a biblioteca... se todo mundo começar a subir material vai ter pane. Por hora temos a capacitação com os docentes e estamos pensando a melhor forma de começar as atividades. Estamos tentando manter a comunicação por whatsszap e e-mail e google drive, que não vão carregar os servidores do IFMT. A gente só pode propor alguma coisa pra vocês a partir do momento em que saberemos que teremos uma resposta satisfatória e só depois que retonar o calendário. O que a gente pode fazer? Mantenham o cérebro ativo! O nosso cérebro é uma máquina de resolver problemas e quando a gente para, pode ficar doente. Revisem o conteúdo já estudado. Emerson Dutra criou um site com conteúdo para poder ser estudado e/ou revisado. No curso superior o professor Luís encaminhou para algumas turmas atividades que dão suporte, por exemplo.

INICIATIVAS JÁ TOMADAS PELO CAMPUS VÁRZEA GRANDE: o professor Elienton lançou o #DesafioMovimentaIFMT, onde você faz um exercício físico em casa, filma e posta no Instagram, marcando o campus. Os editais de assistência estudantil devem continuar sendo executados (justificando a atução dos alunos para continuar o pagamento). Essa semana os coordenadores farão uma reunião sobre as monitorias. O importante é que há um consenso de que esses editais devem ser continuados. A dúvida é quanto ao auxílio transporte (recebemos a resposta na quarta-feira e não foi favorável), porque oílio aux só é possível se a pessoa for transportada e isso é difícil justificar em caso de isolamento social. Como instituição pública a gente não pode fazer nada que esteja fora da lei, então, tivemos que suspender, neste caso. As pesquisas também continuam normalmente (entrem em contato com os professores para obterem mais informações).

EVENTOS: JIFs, Jogos dos Servidores e WorkIF estão suspensos, sem data para acontecerem. Já a JENPEX pretendemos executar assim que as aulas forem retomadas.

VAI INTERFERIR NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS QUE ESTÃO NO SEXTO SEMESTRE? Foi também um foco de discussão no fórum de ensino e o problema é basicamente o mesmo. A ideia é retormar as aulas o quanto antes. Já verificamos no campus que todos os alunos do sexto semestre tem acesso à internet. A gente entende que a situação seja de mais urgência, mas, por outro lado, a UFMT paralisou tudo, deram férias, devem ter o calendário suspenso até dia 30/04, vai atrasar tudo lá. O pessoal do estado ainda nem começou o ano letivo 2020. Todas as universidades estão paradas, as contratações estão paradas... a gente está ponderando tudo isso, até onde vale a pena ter pressa. O que a gente tem que se preocupar agora é pensar no melhor formato de volta às aulas, que garanta a participação de todos os alunos. Nos próximos 5 dias já teremos uma resposta da suspensão até dia 30 (foi suspensa hoje, dia 07/04). Adiantamento de férias não está sendo cogitado ainda.

REMATRÍCULA E DEVOLUÇÃO DE LIVROS: devem estar recebendo e-mails automáticos, mas não receberão nenhuma punição por não devolução. Rematrícula por enquanto não tem muito o que pensar porque o calendário está suspenso.

EDITAIS E PROCESSOS SELETIVOS PARA ENTRAR NO IFMT ESTÃO SUSPENSOS: as escolas estaduais nem começaram o ano letivo e nós temos que ter 50% dos alunos de escolas públicas. Se está tudo parado, não tem como ter processo seletivo.

EDITAIS DE PESQUISA CONTINUAM CAMINHANDO: continuem o processo de pesquisa que vai ser dado andamento!

O MOODLE e EAD não vão ser utilizados, por causa da infraestrutura de TI sobrecarregada.

BOLSAS: não serão todas suspensas, só entrar em contado com professores, mas continuar executando o projeto (Kléber e Elienton repensaram o formato do bolsa esporte, onde vocês ajudem em casa a manter a atividade física). Por hora não tem nada (atividades e trabalhos). Os professores entrarão em contado para dar continuidade às atividades

POR FIM: é uma coisa diferente do que todo mundo já viveu. Sigam as orientações dos órgãos de saúde, cuidem de vocês e das famílias de vocês e fiquem tranquilos, pois apesar da distância, nós continuamos trabalhando para tentar fazer com que as coisas voltem de alguma maneira e queremos fazer isso de forma estruturada. Sigam em casa e acompanhem e garantam a execução das orientações dos órgãos de saúde.

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