I Jornada Científica de Pesquisa e Extensão - Expedições Seculares

Publicado por: Campus Várzea Grande / 31 de Agosto de 2017 às 13:37

A I Jornada Científica de Pesquisa e Extensão do IFMT Campus Várzea Grande, realizado nos dias 24 e 25 de maio de 2016, foi um espaço que promoveu a divulgação da produção técnico-científica da comunidade acadêmica, como resultado de aprofundamento de estudos e pesquisas e trabalhos extensionistas, favorecendo a socialização do conhecimento e o incentivo à produção de novos saberes, respeitando-se os aspectos culturais e éticos.

As Jornadas Científicas do IFMT Várzea Grande terão seus temas relacionados ao Projeto de Ensino Expedições Seculares, que tem o objetivo de proporcionar a prática da interdisciplinaridade aos estudantes do nível médio. Em 2015, o projeto teve como temática condutora a questão indígena no Século XXI. Na primeira fase do projeto os estudantes e servidores visitaram a duas aldeias do Povo Pareci no município de Campo Novo do Parecis. Assim sendo, a I Jornada teve o tema voltado às questões indígenas, com uma sala temática expositiva dos trabalhos realizados durante o projeto, em 2015. Além disso, palestras e mesas-redondas também se voltaram ao tema.

A programação da Jornada contou com uma palestra de abertura, ministrada na noite do dia 24 de maio por Nélio Bizzo, professor de biologia da USP, com o tema "Darwin: no telhado das Américas". Dentre as atividades ofertadas, teve uma oficina baseada no projeto de reaproveitamento da água de ar-condicionado, da professora Sandra Maria de lima, criando um sistema de gotejamento e captação de água, que será utilizado para regar o jardim do campus.

Teve oficina de Libras, Mandalas, moda e sustentabilidade, e minicursos de várias temáticas, desde agronegócio, passando por direitos do consumidor, abuso de drogas, ética em pesquisa, como usar uma calculadora financeira, metodologia de trabalho científico, primeiros socorros, até oratória e apresentação de TV. Além disso, teve apresentação de trabalhos e exposição de banners, mesa redonda sobre Arquitura Indígena, sala de exposição do Projeto de Ensino Expedições Seculares 2015 e, por fim, o evento contou com a participação do Projeto Inclusão Literária, durante o dia 25/05, com leitura e doação de livros para crianças da escola Edinilson Francisco Kolling, no pátio do campus.