início do conteúdo

Começa amanhã o I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica

Publicado por: Campus Várzea Grande / 21 de Julho de 2020 às 11:37

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande realiza, de 22 de julho a 02 de setembro de 2020, o I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica, que pretende trazer a importância da pesquisa para a formação de jovens do ensino médio, graduação e pós-graduação através de debates, palestras e oficinas.

O Encontro, organizado pela Coordenação de Pesquisa do IFMT Várzea Grande e o Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano, objetiva ser um momento de discussões, debates e rodas de conversas sobre a importância da pesquisa, o papel dos pesquisadores, a importância da Iniciação Científica para a pesquisa e para nossos estudantes, além de outras abordagens muito importantes.

A primeira palestra será realizada amanhã, dia 22 de julho de 2020, às 19h00 (horário de Cuiabá), e tem como tema A Pesquisa e a Iniciação Científica e a A Importância da Iniciação Científica na Trajetória de Formação de um(a) Pesquisador(a), com Mariana Garcia Mendonça Lopes (Doutoranda em Engenharia Química, UNICAMP). A transmissão ao vivo do evento será via canal do YouTube do campus, que pode ser acessado aqui: bit.ly/canalifmtvgd.

Segundo a Coordenadora de Pesquisa do IFMT Várzea Grande, Fernanda Marques Caldeira, “Para os estudantes, o envolvimento com as atividades de pesquisa promove a proximidade com os ritos e técnicas científicas que os auxiliarão na vida acadêmica e, com isso, terão uma ampliação do conhecimento de áreas específicas, desenvolvimento de habilidades ainda desconhecidas, conhecimento de uma diversidade de olhares e compreensões diferentes sobre temáticas exploradas, ampliação da forma de aprendizado, além de desenvolver a curiosidade e a capacidade de criação”.

Segundo o professor de Filosofia e um dos palestrantes do encontro, Fábio Mariani, "A ciência é produto da curiosidade humana, surge com o espanto da dúvida e se lança, metodicamente, na busca por respostas racionalmente verdadeiras; a essa busca, chamamos pesquisa científica, que adquire importância por nos ajudar a compreender melhor o mundo e o próprio ser humano, além de nos possibilitar refletir sobre os fins para os quais temos orientado nosso saber e nosso poder”.

“Como ideal, a pesquisa científica, ao produzir conhecimentos racionalmente válidos, humaniza o ser humano, o transcende da sua animalidade originária. Porém, para cumprir sua missão ideal, precisa envolver mais do que valores puramente cognitivos (produção do conhecimento em si) mas, também, valores éticos e políticos”, explicou Mariani.

Lívia Maschio Fioravanti, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Desenvolvimento Urbano, explica que "O I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica é um marco para a pesquisa do IFMT-VGD, que vem ganhando força com as atividades da nossa Especialização em Desenvolvimento Urbano e do Grupo de Pesquisa NEDUrb”. “É um evento que tem sua importância reiterada particularmente neste momento de pandemia, quando precisamos valorizar ainda mais e com urgência a pesquisa e a ciência”, afirma Lívia, que também é coordenadora do evento.

Através de encontros assim, “nossos(as) jovens pesquisadores(as) conhecem um mundo de possibilidades, antes ocultos pela falta de envolvimento com o lado prático do ensino, trazendo um fortalecimento do processo de formação profissional e o despertar da escolha de uma carreira profissional com mais segurança e envolvimento”, finalizou Fernanda Caldeira.

O evento será transmitido pela internet todas as quartas-feiras às 19h00 (horário de Cuiabá-MT), começando na próxima quarta-feira, dia 22 de julho, até o dia 02 de setembro de 2020. O I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica do IFMT Várzea Grande é aberto ao público e a programação completa está na página: NESTE LINK.

EVENTO NO SITE: https://vgd.ifmt.edu.br/conteudo/evento/i-encontro-de-pesquisa-e-iniciacao-cientifica/.
EVENTO NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/events/1380315959023944/.

DEPOIMENTO DE UM JOVEM PESQUISADOR

Por Raul Tavares Cecatto*

A Iniciação Científica - IC possui um papel importante na redução das desigualdades. O portal R7 aponta que 90% dos negros sentem alguma discriminação nas entrevistas de emprego. Percebi em alguns estudos que o currículo de uma minoria social deve ser superior ao currículo de uma maioria para uma contratação ser efetivada e creio que a pesquisa e a extensão são duas atividades que quando inseridas em um currículo são grandes diferenciais.

No meu caso a ICJ começou na quarta semana de aula do EMI e durou até a derradeira semana antes do início das aulas na minha graduação (na qual ocorreu uma publicação em periódico). Dentre os papéis que a IC desenvolveu em mim está o senso de responsabilidade e de atenção aos detalhes. Também me auxiliou no entendimento da função das IES e sua importância para a sociedade.

Um dos principais meios de divulgação da produção dos pesquisadores no Brasil é o Currículo da Plataforma Lattes. Minha relação começou pela indicação do meu primeiro orientador (Dagoberto Rosa de Jesus) em criar um cadastro na base, desde então passei a ter curiosidade e explorar os recursos, até que recebi a proposta de participar de um projeto que almejava mapear a produção dos docentes do IFMT.

Por meio dessa pesquisa entendi a relação da economia e o avanço da ciência, assim como entendi que há uma relação entre o mercado privado e as IE. Ao final dela recebi a proposta de ser coautor de um outro projeto que pesquisava sobre inovação no agronegócio. Essa proposta de participar da elaboração de um projeto, coisa que normalmente não cabe aos discente, me soou como uma valorização do trabalho que tinha realizado até ali.

Como fruto da ICJ estabeleci uma networking de pesquisadores que já me rendeu ótimas propostas de trabalho assim como a oportunidade de iniciar a graduação já envolvido em alguns projetos.

Hoje, entendo que a ICJ me fez criar uma nova visão positiva do mundo e da sociedade, contribuiu para fortalecimento dos meus desejos profissionais e está abrindo portas no mercado, pois grandes empresas optam por contratar pessoas que passaram pela pesquisa durante sua formação, dessa forma o currículo serve como redutor de desigualdades.

* Raul Tavares Cecatto possui EMI ao Curso Técnico em Logística pelo IFMT Primavera do Leste e é Acadêmico do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistema pela mesma IE. Além disso, é um do organizadores e paletrante do I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica do IFMT Várzea Grande.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002

Várzea Grande/MT